Gestaltindo é uma palavra que criei a partir das leis de Gestalt!
Não ajudou muito??? Segue então um pouquinho de História:
O movimento Gestáltico surge na Alemanha por volta de 1910 – 1912. A psicologia da Gestalt é mais conhecida como psicologia da forma. O ponto de partida da Gestalt foi o estudo da percepção.
“Qual a razão de algumas formas agradarem mais que outras?”. Essa pergunta motivou estudiosos da área de psicologia do início do século XX a estudar o que nos leva a classificar algo como bonito ou feio. Eles partiram do pressuposto que toda percepção nasce do cérebro, e por esse motivo, pode ser estudada e entendida.
Os estudos do filósofo Von Ehrenfels, que no final do Século XX, originaram por volta de 1910 a escola de psicologia experimental que ficou conhecida como Gestalt.
Esta escola procurou entender como acontece o processo de percepção da realidade, baseando-se na teoria da forma. A partir de estudos guiados por muita experimentação apresentaram resultados que contribuíram para explicar processos como o aprendizado, linguagem, inteligência, memória, motivação, conduta social, etc.
Sua maior contribuição foi a explicação de como o ser humano entende a realidade a partir da visão. Como as formas são vistas e processadas pelo cérebro. Assim nasceu a Teoria da Gestalt.
Leis de Gestalt:
Acredita-se que nossa percepção é regida por duas forças: externas e internas.
A percepção externa diz respeito ao que é captado por nossa retina. Desta maneira, o que influencia este nível de percepção são as condições de iluminação, distância, capacidade da retina, etc.
As forças internas são a forma como interpretamos e organizamos as informações captadas pela retina. Isto quer dizer, o cérebro tenta entender a imagem da maneira que considera mais coerente.
Espero que tenham entendido o sentido e a essência de Gestaltiar!
Beijo e até a próxima!
Beijo e até a próxima!