Como vimos anteriormente, a psicologia da Gestalt é um movimento que atua na área da teoria da forma e sua percepção. O design utiliza as leis da Gestalt o tempo todo, muitas vezes até de forma inconsciente. Ele ajuda as pessoas a assimilarem informações e entenderem as mensagens que são passadas. A partir da Gestalt temos determinadas leis para se trabalhar no plano, seja ele uma tela de pintura, um papel de desenho ou em nosso caso o stage do software.
Leis de Gestalt
Unidade – Uma unidade pode ser consubstanciada num único elemento, que se encerra em si mesmo, ou como parte de um todo. As unidade formais, que configuram um todo, são percebidas, geralmente, através das relações entre os elementos (ou sub-unidades) que as constituem. Vejam que existem elementos soltos mas que a nossa percepção faz com que enxerguemos um único objeto. No primeiro, temos quadro cantos que não se juntam, mas vemos um quadrado. No segundo a mesma coisa. Linhas verticais paralelas que formam um quadrado. E assim nos outros exemplos.
Segregação – Segregação significa a capacidade perceptiva de separar, identificar, evidenciar ou destacar unidade formais em um todo compositivo ou em partes deste todo. Naturalmente, pode-se segregar uma ou mais unidades, dependendo da desigualdade dos estímulos produzidos pelo campo visual (em função de forças de um ou mais tipos de contrastes). A segregação pode ser feita por diversos meios tais como: pelos elementos de pontos, linhas, planos, volumes, cores, sombras, brilhos, texturas e outros. Para efeito de leitura visual pode-se, também, estabelecer níveis de segregação. Por exemplo, identificando-se apenas as unidades principais de um todo mais complexo, desde que seja suficiente para o objetivo desejado de análise e/ou interpretação da forma do objeto.
Unificação – A unificação da forma consiste na igualdade ou semelhança dos estímulos produzidos pelo campo visual, pelo objeto. A unificação se verifica quando os fatores de harmonia, equilíbrio, ordenação visual e, sobretudo, a coerência da linguagem ou estilo formal das partes ou do todo estão presentes no objeto ou composição. Importante salientar que, obviamente, a unificação também se manifesta em graus de qualidade, ou seja, varia em função de uma melhor ou pior organização formal.
Continuidade - Essa lei dita que pontos que estão conectados por uma linha reta ou curva, são vistos de uma maneira a seguirem um caminho mais suave. Em vez de ver linhas e ângulos separados, linhas são vistas como uma só.
Pregnância - É chamado também de lei da simplicidade. Ela dita que objetos em um ambiente são vistos da forma mais simples possíveis. Quanto mais simples, mais facilmente é assimilada
Fechamento - Elementos são agrupados se eles parecem se completar. Ou seja, nossa mente ver um objeto completo mesmo quando não há um.
Abraço e até a próxima!!!